quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Metodologia da Problematização




           Na teoria do Arco desenvolvida por Maguerez, se tem como base à realidade vivida, onde se procura trabalhar vida real, ou seja, a realidade como ponto de partida, onde o arco prossegue seu estudo e voltando para essa mesma realidade. Com isso se cria um questionamento.
             A teoria do arco pode colaborar para a metodologia da problematização, no mesmo momento em que se trabalha com os alunos a perspectiva da realidade e faz com seu olhar por esta mesma seja critico, tornamos a realidade uma problematização, ou seja, problematizando a realidade, onde estará sendo forçado a aluno que corrija, aperfeiçoe a realidade trabalhada. Está realidade pode ser uma só, trabalhando várias temáticas, mas só escolhendo uma para o trabalho, ou se trabalhar várias ao mesmo tempo.
             A serem definidos os problemas de estudo, seja ele único ou variado, deve-se fazer um trabalho de reflexão, ou seja, abrir questionamentos sobre o tema, estes questionamentos no final levam a levantar ou reconhecer seus conhecimentos, naquele momento, e ver os pontos a serem estudados.
            Após isso ainda temos a segunda etapa que vêm a serem os Pontos - Chaves, momento onde se é definido o que será estudado, momento de delimitar o que é preciso ser conhecido do determinado problema, a fim de buscar uma resposta para o mesmo. Revelando os pontos  chaves têm que definir que formas do estudo vão usar, que fontes de informação, que se deve buscar em revistas, livros e etc, ou seja, que se definia metodologia para realizar este estudo.
             Na etapa da Teorização, é o momento da investigação, momento onde se esclarece as duvidas em busca das soluções para as problematizações. Pelos estudos feitos se é capaz de se perceber aspectos que devem se mantidos ou até mesmo revistos, o que leva muitas vezes a pessoa procurar ter mais conhecimento sobre o problema trabalhado. Com todos os estudos feitos e todos os dados colhidos, podemos partir para a segunda parte, que se refere à questão do levantamento de hipóteses de solução para os problemas a serem trabalhados.
            A etapa das hipóteses deve ser a parte mais criativa, na qual esta deve estimular os porquês de determinado problema. As hipóteses devem ser bem criativas no sentido de criar novas ações, essa que devem ser elaboradas para se exercer uma diferença sobre a realidade de onde se extraiu o problema. Partindo da hipótese de solução devemos ir à próxima etapa que aplicar na realidade, ou seja, a parte prática de ação concreta. Da realidade extraiu-se o problema do qual foi realizado o estudo e mais todas as discussões sobre os dados obtidos, e no fim se volta para a mesma realidade com ações que possam transformar em algum grau. O fim é a transformação, mesmo que pequena, sobre a realidade apresentada.

Um comentário:

  1. 3D TOTO Titanium Knife - TITIAN EDGE
    The stainless steel handle measures 13” wide. The titanium easy flux 125 amp welder titanium t fal titanium pan blade angle of the knife titanium 4000 is titanium metal approximately 50” wide and approximately 30” wide. titanium 4000

    ResponderExcluir